Qual a relação entre o olho, a âncora e a árvore?

Estamos vivendo momentos difíceis – terremotos, pandemias, incêndios, guerras, corrupção, doenças, etc… isso gera desemprego, fome, depressão, desespero e insegurança (DC 1:35-36) Como temos visto tudo isso acontecer? Qual nossa visão? Apresentarei 03 recursos vitais, indispensáveis para superarmos esses desafios… primeiro: Alguma vez já se perguntou quantos olhos você tem? “E houve muitos cuja fé foi muito forte, antes mesmo de Cristo ter vindo, os quais não puderam ser impedidos de penetrar o véu mas realmente viram com os próprios olhos as coisas que, antes, haviam contemplado com os olhos da fé; e regozijaram-se”.(Éter 12:19)
• Como você enxergava um pesquisador ao ensinar o evangelho?
• Como você enxergava o futuro quando namorava sua atual esposa?
• Como você vê hoje seu futuro profissionalmente?
O que você fazer com seu terceiro olho, chamado olho da fé?
“Ninguém, em tempo algum, fez milagres antes de exercer fé; portanto, primeiro creram no Filho de Deus”. (olho da fé) (Éter 12:18)
“E se os homens vierem a mim, mostrar-lhes-ei sua fraqueza. E dou a fraqueza aos homens a fim de que sejam humildes; e minha graça basta a todos os que se humilham perante mim; porque caso se humilhem perante mim e tenham fé em mim, então farei com que as coisas fracas se tornem fortes para eles”. (Éter 12:27)
“E Cristo disse: Se tiverdes fé em mim, tereis poder para fazer tudo quanto me parecer conveniente”. (Moroni 7:33)
“Mas eis, meus amados irmãos, que espero coisas melhores de vós, pois julgo que tendes fé em Cristo em virtude da vossa humildade; pois se nele não tendes fé, não sois dignos de ser contados com o povo de sua igreja”. (Moroni 7:39)
O segundo recurso é claramente apresentado por Éter… após usar o olho da fé, que tipo de mundo você pode obter?
“Portanto, todos os que creem em Deus podem, com segurança, esperar por um mundo melhor, sim, até mesmo um lugar à mão direita de Deus, esperança essa que vem pela fé e é uma âncora para a alma dos homens, tornando-os seguros e constantes, sempre abundantes em boas obras, sendo levados a glorificar a Deus”. (Éter 12:4)
• Qual a função da âncora?
“Portanto, também vós podeis ter esperança e ser participantes do dom, se tão somente tiverdes fé”. (Éter 12:9)
“Portanto, se um homem tem fé, ele tem que ter esperança; porque sem fé não pode haver qualquer esperança”. (Moroni 7:42)
• Pelo que devemos esperar? Uma casa grande, um carro zero? Uma fazenda?
“E o que é que deveis esperar? Eis que vos digo que deveis ter esperança de que, por intermédio da expiação de Cristo e do poder da sua ressurreição, sereis ressuscitados para a vida eterna; e isto por causa da vossa fé nele, de acordo com a promessa”. (Moroni 7:41)

Após identificar o “Olho da fé” como o primeiro e a “Esperança como segundo, identifiquemos o terceiro recurso muito bem ensinado por Éter e Mórmon…

“E também me lembro de que tu disseste haver preparado para o homem uma casa, sim, entre as mansões de teu Pai, na qual o homem pode ter uma esperança mais excelente; portanto, o homem deve ter esperança; caso contrário não poderá receber uma herança no lugar que tu preparaste. E novamente me lembro de que tu disseste ter amado o mundo a ponto de dar a tua vida pelo mundo para tomá-la de novo, a fim de preparar um lugar para os filhos dos homens. E agora sei que esse amor que tiveste pelos filhos dos homens é caridade; portanto, a não ser que os homens tenham caridade, não poderão herdar o lugar que preparaste nas mansões de teu Pai.
Portanto, sei, pelo que disseste, que se os gentios não tiverem caridade em relação a nossa fraqueza, prová-los-ás e tirarás o seu talento, sim, mesmo aquele que receberam, e dá-lo-ás aos que tiverem mais fartamente. E aconteceu que eu orei ao Senhor a fim de que ele desse graça aos gentios, para que tenham caridade.
E aconteceu que o Senhor me disse: Se eles não têm caridade, a ti isso não importa; tu tens sido fiel; portanto, tuas vestes se tornarão limpas. E porque viste a tua fraqueza, serás fortalecido até que te sentes no lugar que preparei nas mansões de meu Pai”. (Éter 12:32-37)
“Sem isso sua fé e esperança são vãs, porque ninguém é aceitável perante Deus, a não ser os humildes e brandos de coração; e se um homem é humilde e brando de coração e confessa, pelo poder do Espírito Santo, que Jesus é o Cristo, ele precisa ter caridade; pois se não tem caridade, nada é; portanto, ele precisa ter caridade”. (Moroni 7:44)
• O que pensa você, ser a ministração tão ensinada e cobrada atualmente?
“Mas a caridade é o puro amor de Cristo e permanece para sempre; e para todos os que a possuírem, no último dia tudo estará bem”. (Moroni 7:47)

“E disse-me o anjo: Eis o Cordeiro de Deus, sim, o Filho do Pai Eterno! Sabes tu o significado da árvore que teu pai viu? E respondi-lhe, dizendo: Sim, é o amor de Deus, que se derrama no coração dos filhos dos homens; é, portanto, a mais desejável de todas as coisas”. (I Néfi 11;21-22)

• Agora faço meu, o apelo dramático de Mórmon:
“Portanto, meus amados irmãos, rogai ao Pai, com toda a energia de vosso coração, que sejais cheios desse amor que ele concedeu a todos os que são verdadeiros seguidores de seu Filho, Jesus Cristo; que vos torneis os filhos de Deus; que quando ele aparecer, sejamos como ele, porque o veremos como ele é; que tenhamos esta esperança; que sejamos purificados, como ele é puro. Amém”. (Moroni:7:48)
• Lembrem-se então agora:
“Eis que mostrarei aos gentios sua fraqueza e mostrar-lhes-ei que fé, esperança e caridade conduzem a mim — a fonte de toda retidão”. (Éter 12:28)
• Fé (olho), Esperança (âncora) e Caridade (árvore), ótimos símbolos para nos lembrar daquilo que nos levará à vida eterna ao lado de nosso Pai Celestial.